sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Episódio 4: Bandeiras ao vento, a chuva esta aí!

Mais um dia de chuva em Dublin. Ah, que poético sair de casa no outono europeu com o belo guarda-chuva. Um casaco charmoso, cabelos ao vento e pessoas elegantes andando nas ruas. Outono é a estação das folhas caindo, de sentar para tomar um café na Starbucks e aproveitar os últimos dias antes do inverno... É tempo de sair de casa para caminhar nas ruas e admirar as paisagens.
Paisagem? Elegante? Poético? “Whatafuckisthisweather?” Sim, traduzindo para o português corriqueiro “que porra de tempo é essa?”
Aliás, se aprender palavrões em inglês também é melhorar o seu inglês, nenhum professor pode ser melhor que o mau tempo da Irlanda.
Ok, você deve achar que eu estou exagerando, afinal de contas, as pessoas já falam bastante palavrões por aqui. Mas agora imagine você, tentando acordar bem-humorado, colocando uma roupa que já pesa mais que o seu próprio corpo, optando hoje entre, uhmm, deixa eu ver, a capa de chuva ou o guarda-chuva? Na dúvida é melhor levar os dois.
Abro a janela e penso: “uhmm, o tempo não esta tão ruim assim, o sol está até aparecendo”. Felicidade de irlandês dura pouco. Ao sair na rua, para minha surpresa descobri que na Irlanda é possível fazer sol e chuva ao mesmo tempo. Abro meu guarda-chuva e sigo com a capa de chuva na mochila. Dali alguns passos “dou de cara” com o nosso amigo vento. Ajeitar os cabelos definitivamente é algo que não tem finalidade em Dublin, é melhor sair na rua e deixar que o próprio vento tome conta disso. Mesmo porque o guarda-chuva já não é suficiente, é preciso retirar a capa de chuva da mochila para tentar se proteger.
Cena lamentável, a pessoa andando molhada na rua, com um guarda-chuva que agora apenas segue a direção do vento, (que por sinal consegue soprar em todas as direções ao mesmo tempo) e tentando retirar a capa de chuva da mochila para colocar por cima das 259 pecas de roupas que já ocupam o seu corpo.
Ainda assim a persistência segue, continuo eu, agora também a capa de chuva, segurando o meu belo guarda-chuva. Peraí, eu disse guarda-chuva? Haha, engano meu, nesse exato momento não existem mais pessoas tentando se proteger com sombrinhas e guarda-chuvas, não, eles agora balançam bandeiras no meio da rua.
Sim, que bela celebração para um dia tão bonito e agradável, pode parecer estranho mas, bem, a Irlanda tem dessas coisas... Essas coisas de deixar você passando frio molhado no meio da rua, essas coisas de ter um vento tão horrível que pode destruir sua sombrinha, essas coisas de molhar tanto a sua cara, mexer tanto o seu cabelo que você nem mesmo consegue mais olhar para o lado ao atravessar a rua e correr o sério risco de ser atropelado. Ah... é por essas e outras que as pessoas estão agora, nesse exato momento, ontem, hoje e amanhã, nesses belos dias de outono, celebrando pelas ruas, porque de agora em diante na Irlanda, mais especificamente em Dublin, todo e qualquer objeto que se pronunciar guarda-chuva tem um encontro marcado com o vento que irá logo transformá-lo em uma mera bandeira.

Um comentário: